Pesquisa

Biografia - Mestre Namir Simões e Silva


Namir Norberto Simões e Silva, Nasceu em 05 de Maio de 1967, em São Caetano  do Sul - SP. Amante do kung fu e das Artes Marciais, deu início ao seus treinos  no ano de 1989, na Academia de kung fu " Associação Tan Lan de São Caetano do Sul ", com o Mestre Joilson Alves de Souza; um dos Mestres representantes do estilo Louva Deus Flor de Ameixa no Brasil.

Após três anos de muito treino e dedicação, Namir Simões entrou para a classe de auxiliares no Mokun (Academia), tornando -se um dos mais conceituados alunos de sua época. Foi então que em 1992, recebeu o convite para ministrar aulas no Clube Gisela em São Caetano do Sul, Sob a Supervisão de seu Mestre Joilson Alves;  marcando assim suas primeiras experiências como professor e representante do estilo.

Mesmo com pouca experiência conseguiu organizar grandes eventos internos e externos com seus alunos, bem como participações em campeonatos de kung fu e Artes Marciais. Permaneceu durante dois anos no Clube Gisela; porém treinando arduamente em sua academia, tornando-se em 1994 Instrutor Professor. Com a grande responsabilidade, decidiu encerrar seu projeto no clube Gisela e levou seus alunos para Matriz Tan Lan.

Seu projeto no Clube Gisela rendeu bons resultados no meio Marcial, ocasionando diversos convites para ministrar aulas em academias na região do ABC.  Porém, foi somente no ano de 1997, após aceitar o convite da Associação Desportiva Classicista MERCEDES BENZ, em São Bernardo do Campo, que Namir Simões decidiu voltar a dar aula fora de sua academia.

Ainda sob a tutela de seu mestre, Namir Simões levava todos os seus alunos para realizar os exames tradicionais de troca de faixa na Associação Tan Lan em São Caetano do Sul. Até que em 1998 formou-se Professor  e passou a realizar todas as atividades em seu próprio espaço de treino (ADC Mercedes Benz). Nos anos que se seguiram, conseguiu reunir um grande número de alunos e teve participação ativa nos campeonatos realizados pela Federação Paulista de Kung Fu, formando assim seus primeiros atletas campeões e conquistando cada vez mais prestígio no meio marcial.

Mesmo tendo se formado Professor em 1998 e ministrando aulas na ADC Mercedes Benz, Namir seguiu com seus treinos na Associação Tan Lan em São Caetano do Sul, realizando cursos e aperfeiçoando suas técnicas até o ano de 2001; que após mudança na estrutura interna da Academia, decidiu  se desvencilhar e buscar conhecimentos fora e por si próprio.

Ainda no ano de 2001, começou a dar aulas na Academia de Ginástica DECATLON, em São Caetano do Sul, passando a ser responsável por dois espaços de treino. Em São Caetano também conseguiu reunir um grande número de alunos, desde alunos vindos de seu antigo projeto no Clube Gisela, até conhecidos da academia que se formou.

Com a busca de novos conhecimentos, ainda no ano de 2001, passou a visitar outros "Mokuns" e a conhecer outros estilos de Artes Marciais, até que um certo dia; apresentado por dois de seus alunos da ADC MERCEDES BENZ, conheceu o MESTRE RUBENS PINHEIRO JUNIOR (Presidente do Instito Pinheiro de Kung fu; representante do estilo Louva Deus Mei Hua Tang Lang Brasil; estilo Tigre, Boxe Chinês, Tai Chi Chuan,  bem como atual representante do estilo Wing Chun Yp Man no Brasil. Mestre Rubens convidou o Professor Namir Simões para ser seu discípulo e o apresentou para grandes mestres do estado de São Paulo, como: MESTRE EDILSON MORAIS (Atual Presidente da Federação Paulista de kung fu Tradicional- FPKT);  GRANDE MESTRE LEE WIM KEI;  MESTRE LEU HIAMAMURA; MESTRE WAGNER IRINEU;  MESTRE AMARAL; MESTRE APARECIDO LINEU SOARES. Dava-se inicio sua nova fase de treinamento e aprimoramento de suas técnicas.



Grande Mestre Samuel Kwok / Mestre Rubens Pinheiro

Com o apoio da Federação Paulista de kung Fu Tradicional - FPKT e do Instituto Pinheiro de Kung Fu, Namir Simões teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos e não desperdiçou; além de sua graduação como Professor no estilo Louva Deus, conseguiu conquistar a Graduação como professor de Kung Fu – Kuo Shu em setembro de 2001, ganhando ainda mais prestígio e reconhecimento,  realizou diversos cursos ao longo dos anos que se seguiram, tais como: Medicina Esportiva Chinesa; Arbitragem em Kuosho - Wushu; Noções básicas de anatomia, cinesiologia e biomecânica; Ética na arte
arte marcial chinesa; Arte marcial para crianças; Metodologia de ensino das artes marciais chinesas, entre outros.

No ano de 2002, Namir conheceu o Sifu João Marcos da Conceição (Representante do estilo de kung fu "Águia Negra"; professor de Muay Thai e Boxe Chinês). Nasceu uma grande amizade e o início da troca de experiências; Sifu J. Marcos se tornou seu aluno para aprender o Estilo Louva Deus e em troca contribui com seus ensinamentos na área de combate. Essa parceria dura até hoje, pois além da grande amizade que tempo forjou; Sifu J. Marcos é o principal responsável pela formação dos atletas da Família em combate.
Sifu Namir Simões / Sifu João Marcos
Ainda no ano de 2002, Namir Simões teve a honra de participar como Assistente Técnico no "Championship", que contou com a participação de atletas de todo o mundo, inclusive a vinda de 3 monges do Templo Shaolin da China. Ainda em 2002, devido o crescimento do número de alunos em São Caetano do Sul, decidiu transferi-los  para um espaço maior e levou-os para a Academia Iron, ainda situada em São Caetano do Sul e mais próximo de sua residência, no qual permaneceu até o fim do ano.
Com o tempo que já exercia a função de professor e com a experiência alcançada, Namir sentia a necessidade de ter seu próprio espaço, uma academia voltada apenas para as artes marciais, com ênfase no Kung Fu. Foi então que com o apoio total de seu Mestre (Rubens Pinheiro), fundou em 13 de Janeiro de 2003, a ASSOCIAÇÃO TAI TON LON, em São Paulo e convidou outro professor para auxiliá-lo e ser seu sócio. Teve um início um pouco difícil, pois devido a distância de sua residência e conseqüentemente da academia em São Caetano do Sul; muitos alunos desistiram. Mas, seus discípulos permaneceram e lhe deram todo apoio, contribuindo com a divulgação e realização de eventos para promover a academia.
Com a divulgação realizada e o apoio recebido de todas as partes, foi apenas questão de tempo para que a academia conquistasse seu devido reconhecimento. Logo vieram os primeiros títulos de seus alunos nos campeonatos, tanto em apresentações, quanto combate. Porém, a maior conquista foi a participação de dois de seus alunos no Campeonato Mundial realizado no Brasil em 2003. Vale  ressaltar que alguns de seus alunos (das duas academias), já acumulavam títulos de campeão Paulista e Brasileiro em diversas categorias.
No ano de 2003, Namir deixou seu emprego de Metalúrgico para dedicar-se  somente ao kung fu, ministrava aulas na ADC Mercedes Benz, treinava com seu Mestre no Instituto Pinheiro e dirigia com pulso firme a Associação Tai Ton Lon, assim permaneceu até o ano de 2005, até que dois de seus alunos da academia ADC Mercedes Benz, conseguiram se formar Professores; automaticamente elevando o status do professor Namir Simões para "Sifu".
Até então havia recebido muitas propostas de trabalho em sua antiga área, entre outras. Mas, no final do ano após o convite de um amigo aceitou um emprego próximo a sua residência, com o intuito de conciliar com suas atividades na academia, juntamente com seu sócio. Porém, com o passar do tempo, a distância e motivos pessoais o levaram a tomar a decisão de deixar a academia, foi então que próximo ao fim do ano de 2006, Namir Simões passou a direção da Associação Tai Ton Lon para seu sócio  e continuou apenas dando aula na ADC Mercedes Benz e seguindo os caminhos de seu Mestre Rubens Pinheiro.
Em 2007, Sifu Namir Simões completou dez anos como professor de Kung Fu na ADC Mercedes Benz e em toda sua trajetória já havia dado aula para cerca de mais de dois mil alunos e formado muitos campeões de todas as idades, em diferentes categorias e modalidades.
No início de 2008, próximo a sua residência, no bairro Vila Palmares, a Prefeitura de Santo André criou um espaço dedicado ao apoio a cultura e lazer (Centro Educacional de Santo André - CESA VILA PALMARES). Namir Simões não pensou duas vezes e aceitou o convite de aulas de kung fu como voluntário no projeto, contou com o apoio de seus alunos já graduados e professores e com o tempo conseguiu reunir alunos de todas as idades. Nomeou seu espaço de treino com o mesmo nome do centro educacional, em homenagem ao seu bairro, intitulando a representação de "Cesa Vila Palmares". Inicialmente levava todos os seus alunos para a então "Matriz" (ADC Mercedes Benz), porém com o passar do tempo os eventos se revezavam entre as duas academias e a cada 6 meses Namir Simões com a ajuda de seus professores realizava uma festa em comemoração dos aniversariantes; integração dos alunos; entrega de faixas e certificados, bem como a comunhão da família de kung fu.
Nos anos de 2009 e 2010, Namir teve um número significativo de alunos que conseguiram se tornar graduados, instrutores, bem como professores. Esse fator contribui para o aumento e organização da família, pois seus discípulos cada vez mais contribuíam com idéias e se interessavam em propagar a bandeira da kung fu.
Em 2011, indicou dois de seus discípulos já formados professores para ministrar aulas em mais dois espaços, sendo eles: ACADEMIA DE KUNG FU SANTO ANDRÉ (Professor Fernando) e ACADEMIA ÁGUIAS FIGTH TEAM em São Caetano do Sul (Professor Welton Silva).
No mesmo ano, seu Mestre, Rubens Pinheiro, entrou para a Arvore Genealógica do estilo Wing Chun Yp Man, um dois mais conceituados e famosos estilo marcial no mundo. Com isso, Mestre Rubens organizou no clube da Mercedes Benz, o primeiro Seminário de Wing Chun no Brasil; trazendo da China o renomado "Grande Mestre" Samuel kuwak, contando com a participação alguns mestres e alunos vindos de alguns lugares do Estado de São Paulo.



Grande Mestre Samuel Kwok / Sifu Namir Simões

No início do ano de 2012, seus discípulos professores e graduados organizaram uma reunião com Sifu Namir Simões, para tratar sobre o futuro e crescimento da família. Houve o reconhecimento por parte de seus alunos que desde o início, tudo sempre foi realizado por ele, com muita determinação; coragem e força de vontade para o bem maior da família e da bandeira do kung fu. Seus discípulos decidiram então fundar o "Conselho" (comissão organizadora), para tratar de todos os assuntos referente a Família.
Como forma de organizar e unificar ainda mais a família, foi criado no dia 05/Fev/2012, o INSTITUTO DE KUNG FU MEI HUA TANG LANG BRASIL DE CULTURA MARCIAL.  A primeira medida foi reconhecer Namir Simões como o presidente do Instituto, tendo como "braço direito" e suporte direto, os membros do conselho; para auxiliar na decisão de toda e qualquer medida que fosse tomada. O Instituto Mei Hua Tang Lang Brasil de Cultura Marcial, como o próprio nome sugere; trata não apenas de assuntos relacionados ao kung fu, bem como, toda e qualquer arte marcial que possa proporcionar bem-estar ao seu praticante. O intuito maior do instituto é o de promover a paz e o caminho para o bem-estar através das artes marciais.
 

 
Logo do Instituto: Criado por Rafael Rodrigues Bertacchi.



Com a criação do Instituto, todos passaram a trabalhar de forma mais participativa para o crescimento da família, possibilitando ao Sifu Namir, juntos com seus professores, a oportunidade de crescer de forma responsável e organizada.
Desde a criação do Instituto, mais dois espaços de treino foram estabelecidos, sendo eles: ACADEMIA STATUS SPORTS em Santo André com o Professor Tiago Jorge T. Silva e ACADEMIA INSTITUTO DO CORPO em São Bernardo do Campo, sobre a responsabilidade do Sifu Namir Simões, totalizando 6 espaços de treino. Hoje o Instituto conta com o apoio não apenas de membros da família, bem como de pessoas que praticam outras modalidades de luta ou esporte, que sempre que possível contribuem com idéias; promoção das artes envolvidas; cursos; palestras, entre outros.
 
Atualmente, Namir Simões reside em São Caetano do Sul, é casado com Vânia Aparecida de Oliveira, a quem agradece imensamente o companheirismo e força que tem dado; principalmente em apoiá-lo a dedicar-se somente ao kung fu e as artes Marciais.





Namir não tem filhos biológicos, porém, muitos de seus alunos e principalmente seus discípulos que conquistou ao longo de toda sua trajetória; o consideram não apenas como Mestre e sim como um Pai, ou irmão.
Sua história continua e ele se diz muito feliz com tudo que passou até aqui, sabe de sua responsabilidade mediante tudo que já conquistou e se diz otimista para os desafios que  virão. Ressalta que sua maior felicidade é ver a bandeira das artes marciais sendo levada de maneira responsável e com foco cultural por todos que estão envolvidos com o projeto do Instituto e agradece de todo coração a todos que de uma forma ou de outra fazem parte de sua história e que contribuem para que as coisas aconteçam. Deixa seu agradecimento em especial aos seus discípulos; amigos; seus mestres e professores e acima de tudo, agradece a Deus, por permitir que seja uma ferramenta de todo trabalho que vem sendo desenvolvido.
 
 
Por: Welton Silva da Cunha.







1 comment:

  1. Welton, voce prestou uma homenagem merecida ao SIFU Namir, tenho essa pessoa como um grande amigo e porque não dizer um irmão mais velho, foi meu único professor de Kung Fu, meu irmão mais velho também treinava no clube Gisela. Além de mestre é até hoje meu amigo pessoal e tenho muito apreço por ele... Namir meu amigo, saúde e vida longa, Que Deus todo poderoso venha te abençoar a cada dia e que abençoe toda a sua equipe, espero um dia voltar aos treinos...com o passar do tempo esse desejo se torna mais difícil, mas não impossível. Um forte Abraço!

    Jonathan Ferreira

    ReplyDelete